Brasil é, esta semana, a capital latino-americana da regulação em seguros

Foi aberta, nesta segunda feira (18/04), a XVII Conferência sobre Regulação e Supervisão de Seguros na América Latina IAIS-ASSAL, que está sendo realizada no Rio de Janeiro. Esse evento, que faz do Brasil a capital latino-americana da regulação de seguros ao longo desta semana, prosseguirá até 4ª feira (20 de abril). “A conferência vai discutir as principais tendências da regulação do mercado na região, o que interessa diretamente às companhias brasileiras”, afirma o superintendente da Susep, Roberto Westenberger, que espera contar com a presença de seguradores e corretores de seguros no encontro.

Ele explica que um dos temas em debate será o futuro da regulação na região. Nesse contexto, Westenberger adianta que há uma tendência de se adotar na América Latina o modelo de supervisão baseada em riscos, a qual já é usada pelo Brasil, a exemplo do que ocorre na Europa. “Esse modelo permite uma atuação mais proativa do órgão regulador. No passado, quando adotávamos, no Brasil, o modelo de supervisão baseada em análises das demonstrações financeiras das empresas do setor, a nossa atuação era mais reativa”, frisa o superintendente da Susep.

Outro tema que atrairá muitos debates é o resseguro. Westenberger diz que a América Latina quer que o resseguro volte a ser assunto prioritário na agenda da IAIS (Associação Internacional de Supervisores de Seguros). A Susep, inclusive, lidera esse movimento, que tem ainda a adesão de outros países membros da Associação dos Supervisores de Seguros da América Latina (ASSAL), que estão levando essa questão, como uma decisão do bloco latino-americano, para aquela instituição. “O Brasil tem grande interesse nessa questão. É um assunto prioritário e vamos defender que a IAIS crie um comitê para cuidar do resseguro”, adianta o superintendente da Susep.

O resseguro foi a questão central do primeiro painel do evento, “Polo Regional de Resseguros: as Experiências nas Américas”, na manhã desta segunda-feira (18). Na ocasião, especialistas nacionais e internacionais discutiram, entre outros pontos, o princípio básico da IAIS que trata da matéria, o PBS 13, cujo título é “Resseguro e Outras Formas de Transferência de Riscos”.

Fonte: CQCS